HomeA Secretaria Assessoria Assessoria Releases16ª Semana de Museus: Casas literárias de São Paulo promovem debate sobre acervo, poesia e música

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade realizam diversas atividades que dialogam com o tema museu e tecnologia

A Rede de Museus-Casas Literários, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, participa da 16ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece entre 14 e 20 de maio, em celebração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema da edição é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Embora o destaque seja as conexões digitais, ressalta-se também o papel essencial das relações interpessoais nos museus.

Em uma visita temática na Casa Guilherme de Almeida, os participantes pesquisam, durante a atividade, a história e outras obras dos artistas que compõem o acervo da Casa, expandindo o alcance das discussões e reflexões da visita. Hiper-museu-casa: mais além de nosso acervo acontece quinta-feira, 17 de maio, às 15h00.

A oficina Poesia para se ouvir, propõe uma reflexão sobre os recursos tecnológicos disponibilizados pelos smartphones e como estes podem contribuir para a criação literária e novas narrativas poéticas. A atividade ocorre na Casa das Rosas quinta-feira, 17 de maio, às 14h00.

Oficina integrada Memorial da Inclusão e Rede de Museus-Casas Literários reúne os núcleos educativos desses espaços para refletir sobre a relação entre poesia e cidade a partir das transformações urbanas e literárias com recursos de acessibilidade para diversas formas de percepção de poemas: escritas, tácteis, sonoras. A atividade acontece no Memorial da Inclusão dia 16 de maio, quarta-feira às 14h00.

Voltado para profissionais da educação, o curso Diálogos instigantes: o museu online e offline em espaços educativos apresenta os recursos presentes no site da Casa Guilherme de Almeida – visita virtual e materiais de apoio ao professor, mostrando as possibilidades educativas desses recursos. O encontro acontece sábado, 19 de maio, às 15h0, na Casa Guilherme de Almeida.

Quer descobrir a relação dos poetas Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e Haroldo de Campos com a música? Participe da visita temática Conexão pela música, que acontece na Casa Mário de Andrade sábado, 19 de maio às 14h00.

Serviço: 16ª Semana Nacional de Museus

Oficina integrada Memorial da Inclusão e Rede de Museus-Casas Literários

16/5. Quarta-feira, 14h às 16h30.

Atividade sem necessidade de inscrição prévia.

Local: Memorial da Inclusão – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Barra Funda

Poesia para se ouvir

17/5. Quinta-feira, 14h às 15h30.

Inscrições: educativo@casadasrosas.org.br

Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Paulista

Hiper-museu-casa: mais além de nosso acervo

17/5. Quinta-feira, 15h às 16h30.

Inscrições: https://bit.ly/2JNGiDE

Local: Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187, Sumaré

Conexão pela música

19/5. Sábado, 14h às 15h30.

Inscrições: https://bit.ly/2H7DSyh

Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda

Diálogos Instigantes: o museu on-line e off-line em espaços educativos

19/5. Sábado, 15h às 17h.

Inscrições: https://bit.ly/2JOZAZq

Local: Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187, Sumaré

Mais informações: museusliterarios.org.br

SOBRE A POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

RelatedPost