HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias12 de maio é dia de Intervenção Cultural Cigana

12 de maio é dia de Intervenção Cultural Cigana

Com muita alegria, dança e música, acontece em Guarulhos, neste sábado, dia 12, das 11h00 às 18h00, o evento Intervenção Cultural Cigana, organizado pelo Acampamento Cigano de Guarulhos. A festa típica tem o objetivo de promover atividades da cultura cigana, divulgar a sua existência e a resistência cultural do povo cigano por séculos, além de comemora também duas datas muito importantes:  o Dia da Resistência Cigana (16/05) e Dia Nacional do Cigano (24/05).

Selecionado pelo edital ProAC para Culturas Populares Tradicionais em 2017, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto Intervenção Cultural Cigana conta com o apoio da ACGE – Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, órgão da Secretaria de Cultura.

O evento acontece no próprio Acampamento Cigano de Guarulhos (rua dos Cardeais, s/nº – Vila Branca – Guarulhos/SP) e terá apresentações de grupos musicais, danças ciganas artísticas, oficinas culturais e exposições. Como ingresso, os organizadores solicitam a doação de produtos de higiene para bebês ou roupas para bebê menina. 

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006 por decreto presidencial em reconhecimento à contribuição da etnia cigana para a história e a identidade cultural brasileira. 24 de maio é, também, dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

O Dia da Resistência Cigana lembra 16 de maio de 1944, quando cerca de 6 mil ciganos se uniram para enfrentar soldados alemães e evitar que fossem executados no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial.

Compartilhe!