HomeAssessoria Releases10EPM sedia reunião da Rede SIMUS

10EPM sedia reunião da Rede SIMUS

Ação integra atividades do primeiro dia do Encontro Paulista de Museus

O 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) também será o espaço da reunião da Rede de Sistemas de Museus (Rede SIMUS). No dia 18 de julho, às 16h30, representantes de Sistemas de Museus de pelo menos dez estados, além do Distrito Federal, reúnem-se com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para trocar informações e ideias e discutir diversos assuntos, entre eles o fluxo integrado entre o Registro Nacional de Museus e o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Na entrevista abaixo, o responsável pela programação do 10EPM, Luiz Muzukami, dá detalhes da reunião. Confira.

SISEM-SP: A programação diz que a reunião irá apresentar “o fluxo integrado do processo de Registro Nacional de Museus no SISEM-SP”. Do que se trata?

Luiz Mizukami: O SISEM-SP será reconhecido como entidade registradora pelo IBRAM. A intenção é que o processo de trabalho do CEM-SP possa alimentar o Registro Nacional de Museus. Para isso, houve a necessidade de se desenhar um fluxo de trabalho e um esforço de integração de sistemas operacionais.

SISEM-SP: Qual a importância desta reunião ocorrer no 10EPM?

Luiz Mizukami: As reuniões da rede SIMUS acontecem em vários momentos e não somente no EPM. Nos Encontros de Museus realizados por outros Estados, é tradição convidar representantes dos sistemas para participar. Havendo o quórum mínimo, abre-se um espaço específico para a reunião. Já aconteceram reuniões da rede SIMUS em outros Estados, como por exemplo, Pará (durante uma das edições do Fórum Nacional de Museus) e Santa Catarina (durante uma das edições do Encontro de Museus de Santa Catarina). Assim, o EPM é apenas mais uma oportunidade para promover a troca entre os sistemas.

SISEM-SP Qual a relevância de se manter este fluxo integrado entre o Registro Nacional de Museus e o CEM-SP?

Luiz Mizukami: Buscar a integração de instrumentos da política pública para museus em todas as esferas é primordial para que haja um reforço consistente, facilitando o diálogo e também o desenvolvimento de ações integradas.

SISEM-SP: Além do SISEM-SP e IBRAM, quais outras instituições irão participar do encontro da Rede SIMUS?

Luiz Mizukami: Já há inscrições de representantes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal. Esperamos que todos estejam presentes na reunião da rede SIMUS.

Reunião da Rede SIMUS

Onde: Memorial da América Latina, durante o 10EPM